quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Dia da Consciência Negra e algumas ponderações

   Dia 20 de Novembro, dia da Consciência Negra que teoricamente é dedicado a reflexão sobre inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida por ser o dia da morte de Zumbi dos Palmares. Mas eu particularmente acho isso tudo meio estranho e retórico demais. Não sou racista nem preconceituosa, longe disso, tenho cabelo crespo e na minha família tem vários negros. Talvez a data seja mesmo importante, talvez existam pessoas que realmente reflitam sobre tudo o que os negros passaram e ainda passam.
   O racismo e o preconceito ainda existem e talvez vai ser assim por um tempo ainda. Os negros ainda ganham menos de acordo com as pesquisas, ainda ocupam cargos de menor importancia nas empresas, ainda, exercem profissões menos afamadas. E tem uma outra coisa que eu sou contra: cotas nas universidades. Acho que uma pessoa deve entrar numa faculdade de acordo com sua capacidade, tem que ser por mérito e não pela cor. É como se pensassem "ele é negro, temos que criar cotas ou não conseguirão entrar numa faculdade" Posso estar errada, mas é a minha opinião e na minha opinião cotas de faculdade são uma demonstração de racismo.
   E vejo também que existem negros racistas. E quem ler isso, não precisa pensar que essas coisas só podem ser ideia de gente branca porque não é, eu não sou branca. Então, vejo negros racistas também, que acham que são melhores que outras raças, principalmente a branca, negros que só se relacionam com negros, que acham que são superiores.
   Enfim, o racismo não é devido a cor, é devido a criação, ao meio em que a pessoa vive, as influencias que recebe, ao estudo ou falta dele. Realmente os negros foram as maiores vítimas, mas acho que enquanto as pessoas se preocuparem tanto em evidenciar as diferenças de cor entre as pessoas vai existir racismo. Uma pessoa que não é racista, para mim, é aquela que trata todo mundo da mesma maneira, independente de cor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário